Segurança no Trabalho

Medidas Preventivas para sua empresa com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho:

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Para atender à Legislação Vigente, orientamos as empresas na Gestão da área de Segurança do Trabalho.

 

NR-01 (Disposições Gerais): Para cumprimento desta NR, elaboramos Ordem de Serviço/Função conforme determina a NR-01, item 1.7, alínea “b”.

 

NR-04 (SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho): Dispomos de engenheiro e técnico em segurança do trabalho para realizar adequação dos documentos relativos à segurança do trabalho conforme legislação vigente e acompanhar as atividades de segurança do trabalho prestando consultoria periódica de acordo com a necessidade do cliente.

 

NR-05 (CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): Esta NR tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Serviços: Instalação da CIPA (Editais de Publicação e de Convocação, Eleição, Posse e Treinamento), Acompanhamento das reuniões e Plano de Trabalho, além de Organização da SIPAT.

 

NR-06 (EPI – Equipamento de Proteção Individual):

Para cumprimento desta NR, orientamos qual o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade para proteção ao trabalhador e o método a ser feito para controle e inspeção dos equipamentos fornecidos ao empregado.

 

NR-07 (PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional): tem como objetivo definir as normas de segurança para a instalação e a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Além disso, ela também apresenta a forma de armazenamento dos materiais dentro desses aparelhos para garantir a segurança.

Serviços: Elaboração do programa e do Cronograma de ações; realização dos eventos citados no cronograma de ações; gestão dos ASO´s (Atestados de Saúde Ocupacional) e dos atestados médicos (cálculo da taxa de absenteísmo); Implantação de ações para redução da taxa de absenteísmo.

 

NR-09 (PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Serviços: Elaboração do programa e do Cronograma de ações; realização dos eventos citados neste cronograma; acompanhamento do plano de ação; aferição dos agentes ambientais (ruído, poeira, luminosidade, detector de gases, etc.); RT (Responsabilidade Técnica) junto ao CREA.

 

NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade): estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. transfer news

Serviços: Elaboração do Prontuário das Instalações Elétricas e dos Procedimentos de Trabalho com Eletricidade; Realização de treinamento da NR-10 (Para atendimento ao item 10.8 desta Norma).

 

NR-11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais): tem como objetivo definir as normas de segurança para a instalação e a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Além disso, ela também apresenta a forma de armazenamento dos materiais dentro desses aparelhos para garantir a segurança.

Serviços: Elaboração de Procedimentos de Trabalho e Check List; Realização de treinamento.

 

NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos): Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

Serviços: Elaboração de Procedimentos de Trabalho e Check List de Inspeção em Máquinas e Equipamentos; Toda a documentação exigida para Elevadores (incluindo RT – Responsabilidade Técnica de Engenheiro Mecânico); Realização de treinamentos para Máquinas/Equipamentos de acordo com a necessidade da empresa.

 

NR-15, NR-16 e NR-17:  Serviços apresentados em "LAUDOS TÉCNICOS" dste site.

 

NR-18 (PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção): estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Serviços: Comunicação Prévia de início de obra junto à SRT (Superintendência Regional do Trabalho); Elaboração do PCMAT com RT (Responsabilidade Técnica, junto ao CREA); Realização de treinamentos específicos para os trabalhadores; Elaboração de Cronograma de Ações Prevencionistas e acompanhamento das ações; Auditoria com base na NR-18; Após auditoria, elaboração de plano de ação e acompanhamento; Orientação periódica quanto às Proteções Individuais e Coletivas.

 

NR-23 (Proteção Contra Incêndio): dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização.

Serviços: Assessoria para adequação das exigências normativas, inclusive elaboração de Check List de Inspeção dos Extintores de Incêndio; além de realização de treinamento para atendimento à Norma.

 

NR-24 (Instalações Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho): estabelece um parâmetro a fim de que todo local de trabalho esteja dentro das condições mínimas de trabalho sem prejuízo a saúde do trabalhador.

Serviços: Orientação quanto às adequações das Instalações Sanitárias e dos Ambientes de Trabalho para cumprimento desta Norma.

 

NR-25 (Resíduos Industriais): tem como objetivo as medidas preventivas a serem adotadas pelas empresas no que se refere ao destino final dos resíduos industrias resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Serviços: Assessoria no Gerenciamento de Resíduos Industriais.

 

NR-32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde): tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Serviços: Elaboração de Procedimentos de Trabalho e Check List; Realização de treinamento; Assessoria na Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

NR-33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados): tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Serviços: Elaboração de Procedimentos de Trabalho conforme estabelece esta NR; Realização de treinamentos.

 

NR-35 (Trabalho em Altura): tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Serviços: Elaboração e Treinamento de APR e PT; Elaboração de Procedimentos de Trabalho; Realização de treinamento com carga-horária de 08 (oito) horas; Orientação e treinamento para Equipe de Resgate em Altura e Elaboração do Plano de Emergência.

 

NR-36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados): tem como objetivo  estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR do Ministério do Trabalho e Emprego.

Serviços: Assessoria na Gestão desta NR, inclusive elaborando procedimentos de trabalho e realizando treinamento específico.

 

 

.:: PRELIMINAR ::.